14 de Dezembro de 2018

Cidades:

PRADO



Passeios

Centro Histórico: A Matriz de Nossa Senhora da Purificação, o prédio da antiga Cadeia Pública, o prédio da Pousada colonial, a Casa Colonial do Beco das Garrafas e o sobrado da rua Rui Barbosa, todos do século XIX, fazem parte do património arquitetônico da cidade que é plana e arborizada.

Ilha da Alegria: Centro de lazer localizado às margens do rio Jucuruçu, próximo à embocadura. Possui clube náutico, parque aquático com tobogã, piscinas e área ao ar livre para shows e quadras esportivas.
No local há uma marina equipada com rampa e guincho para subida e descida de embarcações.

Cumuruxatiba: O balneário de Cumuruxatiba, há bem pouco tempo, era penas uma tranquila vila de pescadores até ser descoberto por turístas brasileiros e estrangeiros em busca de vida mansa, águas mornas e praias paradisíacas. Ai se destacam as praias do Pier e a Praia do rio do Peixe, com represa de água doce, falésias, praias de areias monazíticas e vestigios do que foi um pier de madeira que avançava um quilômetro mar adentro.
É possível realizar passeio de escuna, mergulho ecolôgico, pesca submarina e passeios na mata virgem. Possui área de camping.

Barra do Rio Cahy ( ou Caí): Sítio histórico à beira-mar, ao que tudo indica, o capitão Nicolau Coelho, da armada de Pedro Álvares Cabral, pisou pela primeira vez em terras do Brasil estabelecendo, provavelmente, o primeiro contato entre índios e portugueses em 1500. Neste local, recentemente foi criado o Eco Parque do descobrimento. No alto da falésia, em meio a doze mil coqueiros, encontra-se trilhas e mirantes de onte podemos avistar a fos do rio Cahy e o Monte Pascoal, localizado ao fundo da propriedade, onde encontra-se também a capela de Santo Antonio, réplica de uma capela jesuíta, toda construída com pedras retiradas do mar.

Corumbau: Um pontal formado por areia e recifes avança para o mar em cerca de dois quilômetros, dando a impressão de que se está no começo ou no fim do mundo. A praia é considerada uma das mais belas do Brasil, o mar é de águas claras e transparentes, com areia fina e branca. Entre a restinga há um farol da Marinha cercado por amendoeiras. As pousadas em estilo rústico e sofisticado se intercalam com as casas simples dos pescadores da aldeia. Os visinhos são índios Pataxós e o Parque Nacional de Monte Pascoal, no município de Porto Seguro.

Barra do Jucuruçu: O encontro das águas do mar com o rio Jucuruçu é um passeio imperdível. A praia é de ondas fortes com areia fina e coqueiral.
Fica situada a quatro quilômetros do centro da cidade na direção sul e pode ser alcançada por mar ou pelo rio.

Artesanato: Objetos de madeia e trançados utilitários e decorativos.



Praias

• Praia Novo Prado
Coqueiral e faixa de areia plana com barracas de praia oferecem sombra e conforto.

• Praia da Lagoa Pequena
Ainda no prolongamento do perímetro urbano dispõe apenas de uma barraca. O relevo começa a se modificar a partir daí e a praia deixa de ser plana, apresentando pequena elevação

• Praia da Lagoa Grande
A atração fica por conta de uma lagoa de água doce em frente ao mar. A área apresenta vegetação de restinga com várias espécies frutíferas como caju e mangaba, além do coco cachandó, típico da região. A praia é reta e de ondas fortes. Não oferece infra-estrutura. Em suas margens há orquídeas selvagens.

• Praia do Farol
O farol da Marinha, sobre a falésia e os recifes compõem o visual da praia, que é extensa e de areia dourada. Os riachos de água doce deságuam no mar. Os adeptos do trekking iniciam caminhadas também a partir do camping existente no local até Porto Seguro há 130km na direção norte.

• Praia do Viçosa ou amendoeiras
A sobra de amendoeiras e o banho doce do rio Viçosa são os atrativos dessa praia que dispõe de barracas servindo de infra-estrutura do local. A praia é reta e quase sem ondas por caisa da barreira de recifes. É boa para a pesca do robalo.

• Praia da Paixão
Nesse ponto, o relevo se transforma em falésias multicoloridas e recifes formam deliciosas piscinas naturais. No local existe um hotel e um mirante com vista panorâmica do mar no alto das falésias. A praia é de águas rasas, calmas e mornas, a areia é dourada e fina. Há um riacho que deságua na praia .

• Praia do Tororão
Uma queda de água doce, com cerca de 3 metros de altura, refresca os corpos salgados e ensolarados. A paisagem se completa com o coqueiral e uma barrca. Semideserta e margeada por falésias multicoloridas. Propicia para banho em todas as marés. Formada por areias fofas que ficam próximas aos recifes. Possui mirante, bar e restaurante.

• Praia das Ostras
O riacho das Ostras, de água transparente, forma uma bela lagoa em determinadas épocas do ano. A praia é de mar aberto, batidas por ondas fracas e com faixa larga de areia dourada e fina, isolada e propícia a pesca de arremesso. O acesso é feito por um corredor de mata com bromélias.

• Praia do Segredo
O riacho do Segredo proporciona o banho em água doce após o banho de mar. Nesse trecho, os adeptos de esportes radicais voam de parapente e paraglider saltando das falésias. A praia é deserta e sem infra-estrutura.

• Praia Japará Mirim
A presença da mata preservada contribui para a formação de riachos que deságuam nesse trecho. Deserta e sem infra-estrutura, com falésias e manguezais, a praia é de águas tranquilas com areia monazíticas, propícia para mergulho e pesca. Acesso por trilha.

• Praia Japará Grande
O local oferece uma paisagem completa dos ecossistemas da região com trechos de Mata Atlântica, composta por manguezais, mata ciliar, restinga e o rio do Japará Grande. Deserta e sem infra-estrutura, o mar é de águas calmas e transparentes, apropriada para a pesca e mergulho.

• Praia da Areia Preta
Falésias multicoloridas enfeitam a praia. Adequada para banho durante doas as marés. Nas marés baixas forma piscinas naturais. Boa para mergulhos, possui infra-estrutura turística, além de ser apropriada para canoagem e windsurf. O nome da praia deve-se à concentração de areias monazíticas que é muito procuradas por pessoas da melhor idade devido às propriedades medicinais das areias.

• Praia dos irmãos
Enseada contornada por falésias com mais de 30 metros de altura. Boa para banho possui recifes que permitem a formação de piscinas naturais ao longo da costa que é cortada por um pequeno córrego bom para banho de água doce. A praia é de areia monazítica.

• Praia do Rio do Peixe Grande
O mar calmo propicia o banho. O rio Peixe Grande corre paralelo à praia possibilitando o banho de água doce. Margeada por falésias multicoloridas. Oferece infra-estrutura turística.

• Praia da Ponta do Moreira
Uma pequena enseada contornada por falésias, é semideserta e emoldurada por coqueiros com formato de ferradura. Adequada para banho durante todas as marés e é também conhecisa como "a praia dos namorados".

• Praia Imbassuba
Semideserta e calma é adequada ao banho de mar. Formam-se piscinas durante as marés baixas. As falésias possuem coqueiros e amendoeiras em toda a sua estensão. A praia é cortada pelo rio Imbassuaba que permite o banho de água doce. Boa para a pesca de linha, caiaque e windsurf.

• Praia do Calambrião
Semideserta, cortada por coqueiros. De águas calmas, adequado para o banho.

• Praia de Pichani
Boa para banhos, com faixa estreira e toda contornada por coqueiros, possui um riacho de águas claras.

• Praia de Tauá
Margeada por falésias, com vegetação exuberante. Mas favorável ao banho com formação de piscinas naturais. Na parte Norte, é procurada por adeptos do naturismo.

• Praia de Guaratiba
Situada na divisa dos municípios de Prado e Alcobaça, tem uma paisagem formada por dois quilômetros de praia com pousadas, barracas, resort e casas de veraneio em condomínio fechado. Além da praia - urbanizada com parque ecológico, lago e passarela para pedestres - há diversas opções de lazer no local como passeios a cavalo, ultraleve, pedalinhos e passeios de escuna para Abrolhos, recifes das Timbebas e da Guaratiba.
© 2004 / 2018 Costa das Baleias - Todos os direitos reservados.
DIRECTWEB