14 de Dezembro de 2018

Cidades:

MUCURI



Praias

• Praia de Mucuri
Começa exatamente na barra do rio Mucuri e apresenta pelo menos duas paisagens distintas: praia de rio, dentro da barra, de águas calmas com predominância do manguezal, onde pescadores amadores jogam seus anzóis; e praia de mar, também própria para pesca. As barracas alternam-se com casas de veraneio, quiosques, restaurantes, hotéis e pousadas à beira-mar.

• Praia de Malvinas/Praia do Pôr-do-Sol
Muito freqüentadas, apresentam as mesmas características; limpas, rasas e de águas tranquilas. Na última existe uma área de desova de tartarugas.

• Praia da Jacutinga
Larga, extensa e deserta, é de mar aberto e suas ondas fortes são próprias para a prática do surf; é também freqüentada por pescadores locais.

• Praia da Vila
Em frente ao Jardim Atlântico, sem qualquer infra-estrutura, ideal para surf e pesca. Faz limite com o município de Nova Viçosa, ao norte.

• Praia da Barra
Na margem direita do rio Mucuri, litoral sul, início da APA Costa Dourada. A praia é plana, com vegetação rasteira, o mar é agitado por causa da proximidade da foz do rio Mucuri. Não tem qualquer infra-estrutura mas é ponto de partida para quem vai fazer trekking na Costa Dourada. Para alcançá-la, a maioria dos freqüentadores atravessa o rio de barco ou de canoa, o acesso mais fácil é a partir da cidade.

• Praia do Sossego
Sem qualquer infra-estrutura é muito procurada, como o nome já antecipa, por aqueles que desejam ficar sossegados. É comum encontrar nessa praia pescadores solitários e casais em busca de privacidade.

• Praia dos Coqueiros
O rio das Ostras desemboca nessa praia oferecendo a deliciosa opção do banho de água doce. O local é muito freqüentado por banhistas e pescadores. Eles encontram na barreira de recifes bem próximos das falésias em direção à praia, um quebra-mar natural, excelente para a pesca de arremesso. Dispõe de pequena infra-estrutura com barracas e restaurante.

• Praia da Costa Dourada
Nesta praia que dá nome á região, as falésias de cor vermelha e a areia dourada emprestam um colorido especial a esse trecho do litoral, principalmente ao nascer e ao pôr-do-sol. A vegetação de restinga predomina no alto das falésias enquanto no nível do mar, os recifes formam piscinas de água transparente que refletem o dourado da areia. Dispõe de pequena infra-estrutura com um bar/restaurante e pousada.

• Praia Cacimba do Padre
Praia de areia monazítica, praticamente deserta, o seu acesso só é possível através de uma propriedade particular. Nessa propriedade, próximo à praia, encontra-se uma fonte – cacimba – abrigava entre pedras, que deu origem ao nome do lugar. Sua água é cristalina e refrescante.

• Praia dos Lençóis
As areias brancas, que inspiram o nome do local, contrastam com trechos de areias monazíticas e rochas ainda em formação. Nesse ponto as falésias apresentam-se com trechos isolados pela erosão, com várias camadas de coloridos diferentes; parecem ter se desprendido do paredão e surgem como gigantescos monumentos naturais em meio à praia. O acesso é feito através de uma fazenda de gado.

• Praia do Riacho Doce
A primeira praia nordestina, tem uma faixa de areia de mais de cem metros na maré baixa. O riacho Doce além de delimitar a divisa entre a Bahia e o Espírito Santo oferece mais uma opção depois do banho de mar.
© 2004 / 2018 Costa das Baleias - Todos os direitos reservados.
DIRECTWEB