18 de Novembro de 2017

Cidades:

MUCURI



Seu principal atrativo é a Costa Dourada, onde dezenas de quilômetros de praias paradisíacas e desertas ainda estão por serem descobertas. Situado no extremo sul da Bahia, exatamente na divisa com o Espírito Santo, Mucuri é o primeiro município nordestino para quem chega à Bahia na direção sudeste/nordeste e o último para quem sai, na direção oposta.

Em seus 35 quilômetros de praias, descontínuas pela presença de inúmeros rios e riachos, a paisagem é incomum, de grande beleza natural com predominância de falésias (antigos paredões de arenito formados pela erosão marinha) que chegam a 15 metros de altura. Escondem praias ainda desertas e bancos de areia que adentram o mar, além da vegetação de restinga e os mais altos manguezais.

Tem características muito particulares de uma região de transição entre o Leste e o Nordeste, onde hábitos dos vizinhos mineiros, goianos e capixabas foram incorporados à cultura baiana que, por sua vez, tem na influência portuguesa e indígena sua principal identidade.

A história de Mucuri foi registrada por colonos e aventureiros que atravessavam a região, a exemplo do historiador e precursor do movimento bandeirante na Bahia, Gabriel Soares. Os registros se referem à presença dos temidos índios Botocudos que resistiram bravamente à dominação do homem branco. Eram nômades, caçadores e extremamente ferozes. A prática do canibalismo entre eles vinha da crença de que comer a carne do inimigo que é forte e destemido, lhes traria também força e coragem.

As primeiras expedições à região aconteceram no século XVI; duas bandeiras lideradas, respectivamente, pelo português Martim Carvalho e pelo mestre-de-campo Antônio da Silva Guimarães registraram passagem pelo rio Mucuri em busca de ouro e pedras preciosas.

A partir da aldeia de Mucuri, formada por índios e portugueses degredados, nasceu São José do Porto Alegre, um dos primeiros núcleos urbanos do extremo sul da Bahia.

O nome do município decorre do maior rio que banha a região e que, para os nativos, significa “rio dos gambás” ou ainda “rio da árvore grande”, muito comum nas praias e que dá um fruto amarelo, tipo abricó de sabor e cheiro agradáveis. Para os Botocudos, mucuri significava “o pai das vermelhas”, um peixe comum e abundante na região onde o Mucuri recebe as águas do rio Todos os Santos.

Com fortes características de cidade-veraneio, Mucuri tem uma vida alegre e agitada. A cidade é plana e arborizada. Na avenida Petrobrás, a principal, há uma grande concentração de bares , restaurantes, hotéis, pousadas, butiques e lojas de artesanato. No final da tarde, uma população jovem anda de bicicleta, skate e patins , joga vôlei, ou se reúne em frente a uma das muitas sorveterias e lanchonetes.

Aspectos gerais:
Distância de Salvador – 985 km
Tipo climático – úmido a subúmido
Temperatura média anual – 30,0° C máx. – 20,3° C min. – 23,9° C média
© 2004 / 2017 Costa das Baleias - Todos os direitos reservados.
DIRECTWEB